O que é a vantagem competitiva e qual é a sua importância

Porque é que o consumidor escolhe uma marca em detrimento de outra? O que faz uma empresa ter destaque no mercado? Ambas as questões são explicadas pela vantagem competitiva.

É através desta que muitas empresas são capazes de sobreviver num mercado extremamente dinâmico e disputado. Mas afinal, como é que conquistar esta diferenciação? Explicamos-lhe ao longo do artigo que fatores podem ajudar o seu negócio a destacar-se no seu nicho de atuação.

Vantagem competitiva: A importância da diferenciação para conquistar um espaço no mercado

Podemos definir vantagem competitiva como a capacidade que uma empresa tem de reduzir ou neutralizar a ação da concorrência, no segmento de mercado em que atua.

De forma menos técnica, o seu diferencial tornará a sua empresa ou marca a mais escolhida entre os seus consumidores.

Embora muitos acreditem que esta vantagem é sinónimo de eficiência operacional, a verdade é que este é um fator perseguido por todas as empresas mas isto não significa que é possível manter a sustentabilidade de um negócio, baseando-se apenas na eficiência operacional.

Apesar de este ser um fator importante, o que realmente destacará uma empresa das outras é a criação de valor. Só assim conquistará uma maior relevância entre as preferências de consumo dos clientes.

Como obter vantagem sobre a concorrência

Sabendo da importância desta para uma empresa, é preciso saber como aplicar o conceito no seu próprio negócio.

Neste sentido, algumas ações são fundamentais:

1. Analise os seus concorrentes

É preciso saber o que os seus concorrentes estão a fazer para perceber o que irá diferenciar o seu negócio e, assim, proporcionar-lhe um maior destaque no mercado.

Fique atento às estratégias das empresas e marcas que competem diretamente consigo, ou seja, que atuam no mesmo segmento.

Avalie os seus pontos fortes e fracos, utilizando estas informações para desenvolver a sua própria estratégia e gerar valor para os clientes.

2. Reduza os custos de produção

Conforme dito, a eficiência operacional, apesar de não ser a única responsável pela obtenção desta vantagem, é ainda um importante fator para tal conquista. Porquê? Porque pode permitir-lhe ter um resultado superior ou reduzir o seu preço, dependendo da sua estratégia.

Uma das formas de alcançar esta eficiência é através da redução de custos que podem estar a impactar negativamente na precificação do seu produto.

Investir em inovação tecnológica é uma boa alternativa para otimizar a produção e a operação, reduzindo ao mesmo tempo as despesas.

3. Aposte na segmentação

A segmentação e a procura de um público mais qualificado são pontos importantes para conquistar destaque, especialmente quando está a entrar no mercado.

Isto porque, ganhar vantagem quando se partilha o mercado com marcas já dominantes é um desafio e, dos grandes.

Assim, o ideal é focar a sua estratégia de negócio em soluções personalizadas, facilitando a conquista de clientes mais segmentados.

5. Fique atento às mudanças

O empreendedor que deseja que o seu negócio chegue ao topo não pode acomodar-se, ou seja, é preciso estar sempre atento às mudanças e adaptar-se constantemente às novas necessidades.

O mercado é bastante dinâmico, nos seus mais variados setores, e as mudanças que ocorrem no campo social também podem afetar um negócio, dependendo do seu posicionamento. Por isso, tenha a mente aberta e mantenha-se sempre atualizado.

6. Invista em relacionamento com o cliente 

A forma como se direciona ao seu público é determinante para obter vantagem competitiva.

Afinal, esta só será conquistada quando os consumidores perceberem porque devem escolher o seu produto, ao invés do oferecido pela concorrência.

Portanto, a personalização e o relacionamento são fatores chave. Estude a fundo as necessidades do seu potencial cliente e desenvolva uma estratégia diferenciada para conquistar a sua preferência.

Conquistar a vantagem competitiva pode mudar o rumo do seu negócio. Invista na criação de uma estratégia que o colocará em posição de destaque no mercado.

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