Business Model Canvas: O que é e como estruturar o seu?

Já ouviu falar em Business Model Canvas? Este é um modelo de negócio que está a revolucionar a forma como os empreendedores constroem os seus novos negócios.

Mas não são apenas os novos empreendedores que podem beneficiar-se desta ferramenta. Se já tem uma empresa a laborar, este tema também é do seu interesse. 

Através deste método, é possível planear e estruturar o modelo de negócio que irá acompanhá-lo durante o seu percurso como empreendedor/empresário.

Quer saber como funciona? Continue a ler!

Business Model Canvas: Tudo o que precisa de saber

O Business Model Canvas, também conhecido por Canvas, é uma solução bastante eficiente e prática para o empreendedor/empresário, uma vez que o ajuda a visualizar com mais clareza as questões estratégicas do seu negócio.

O modelo de negócio chama-se “Canvas” pois consiste, exatamente, numa estrutura de nove quadros.

Criado por Alexander Osterwalder, o objetivo é elaborar uma espécie de mapa visual, descrevendo alguns dos pontos-chave para o sucesso de um negócio. São eles:

PROPOSTA DE VALOR: O que é que o seu negócio irá inserir no mercado que acrescentará valor para os clientes?

SEGMENTO DE CLIENTES: Que segmento de clientes será o foco principal da sua empresa? Com que cliente gostaria de trabalhar?

OS CANAIS: De que forma o seu potencial cliente irá comprar e receber o seu produto ou serviço? Como chegará ao seu cliente?

RELACIONAMENTO COM CLIENTES: De que forma o seu negócio irá relacionar-se com cada segmento de cliente?

ATIVIDADE-CHAVE: Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor ao Cliente?

RECURSOS PRINCIPAIS: Que recursos são imprescindíveis para realizar as atividades-chave do negócio?

PARCERIAS PRINCIPAIS: Quais serão os parceiros que permitirão realizar as atividades-chave? Irá recorrer a parceiros principais fora da empresa?

FONTES DE RECEITA: Como vai obter dinheiro? Que formas de obter receita irá utilizar através da sua proposta de valor?

ESTRUTURA DE CUSTOS: Quais os custos relevantes e necessários para que a estrutura proposta possa funcionar?

Estes nove blocos representam a conceitualização do negócio, ou seja, a forma como o empreendedor/empresário irá operar e gerar valor para o mercado.

Através da definição destes fluxos e processos será mais fácil visualizar a forma como o seu negócio se irá comportar no seu nicho de atuação.

Quais as vantagens de implementar o método Canvas no seu negócio?

Ao aplicar o modelo Business Model Canvas, o empreendedor pode inovar na atividade que já desempenha ou encontrar novas frentes de mercado para explorar.

O principal objetivo do Canvas é promover clareza para que o empresário estabeleça novas estratégias, lançando novos produtos ou atuando em novos mercados.

Entre as principais vantagens deste método, podemos destacar:

Melhoria na comunicação

Através da construção deste mapa, torna-se muito mais fácil compreender as necessidades que devem ser atendidas para o desenvolvimento de novas estratégias.

Assim, todos os envolvidos no projeto conseguem dialogar e traçar metas e objetivos com mais assertividade.

Equipa mais alinhada

Outro benefício que é bastante evidente com a adoção do método Canvas é o maior alinhamento entre os membros da equipa.

Isto porque é preciso adotar uma abordagem colaborativa para que a ferramenta seja utilizada com eficiência.

Assim, todos participam na construção do planeamento, interagindo com sugestões e perguntas que contribuem para conceber a nova estratégia.

Implementar inovações

Ao longo do desenvolvimento de uma empresa, muitas coisas podem mudar ou mesmo serem adaptadas.

O mercado é bastante dinâmico e implementar inovações é necessário para se manter competitivo e sustentar a empresa.

Estruturar novas estratégias através do Business Model Canvas pode ser o primeiro passo para que soluções inovadoras façam parte da sua oferta.

Conforme dito, o método “obriga” o gestor ou a equipa a pensar nos pontos-chave do negócio, de forma prática e descomplicada, facilitando o processo de criação.

Já conhecia este método ou já o implementou no seu negócio?

Conte-nos nos comentários tudo sobre a sua experiência!

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